A revista

couv126Publicada pelas Edições Karthala, Politique Africaine é uma revista multidisciplinar, com revisão por pares, de análise política  sobre África. Fundada em 1981, rompendo com as abordagens convencionais sobre África, tornou-se em França e no exterior, uma publicação de referência para a comunidade de africanistas a nível internacional.

Politique Africaine oferece uma leitura inovadora sobre o lugar do político nas sociedades africanas, contribuindo assim para uma análise mais detalhada dos acontecimentos que ocorrem em África e sua relação com o resto do mundo.
Cada edição da revista Politique Africaine está estruturada em torno de um determinado tema, um país ou uma espaço geografico (Angola, Moçambique, os dois Congos em guerra, etc.), constituído por meia dúzia de artigos. Cada número é equivalente a uma mini obra colectiva, realizada pelos especialistas da área.

Com mais de 132 edições publicadas, a revista apresenta temas que combinam o rigor teórico com pesquisas empíricas. Esta revista dá prioridade à publicação de pesquisas originais feitas à partir de trabalho de terreno, como também aos textos produzidos por autores africanos, e ela trabalha para fortalecer a colaboração com várias organizações de pesquisa no continente. Politique Africaine pretende ser uma revista que abrange um público vasto, contribuindo para uma compreensão dos fenômenos contemporâneos para além do campo académico.

Publicado em versão impressa e em versão on-line, Politique Africaine comunica suas   publicações no blog “Carnet de la revue” que também divulga a actualidade cientifica da revista (call for paper e conferências). Os arquivos de Politique Africaine (antes dos anos 2000) estão disponíveis gratuitamente no site Les Archives de Politique Africaine, eles são uma fonte valiosa de informação sobre as evoluções do continente africano nos últimos 30 anos.

 

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Le carnet de la revue